COTIDIANO

Radiologia tem demanda crescente em Marechal Cândido Rondon

Formação técnica do Senac prepara profissionais para atuar em serviços de diagnóstico por imagem e em setores em expansão no oeste do Paraná

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado
Curso técnico | 02/02/2026 16h07

O avanço das tecnologias de diagnóstico por imagem e a ampliação da estrutura hospitalar no oeste do Paraná têm impulsionado a procura por profissionais qualificados em Radiologia. Atento a esse cenário, o Senac Marechal Cândido Rondon está com inscrições abertas para a turma de 2026 do curso Técnico em Radiologia, formação que oferece sólida base teórica, domínio técnico e práticas supervisionadas em hospitais e clínicas conveniadas.

Segundo o instrutor do Senac Marechal Cândido Rondon, Luis Carlos dos Santos, tecnólogo em Radiologia e especialista em Radiologia e Imagenologia, o papel central do técnico está na aquisição de imagens para fins diagnósticos ou terapêuticos. Ele explica que a atuação na profissão exige rigor técnico e responsabilidade.

Competências e habilidades

Diversas competências sustentam essa atuação. “Conhecimentos dos equipamentos, posicionamentos do paciente, proteção radiológica estão entre as habilidades indispensáveis”, lista o instrutor. Ele ressalta também a importância da postura profissional. “O atendimento humanizado, a ética, a responsabilidade e o sigilo profissional são fundamentais, assim como a atualização constante”, pontua.

Mercado de trabalho em expansão

A região apresenta um mercado em expansão, impulsionado pela abertura de novos serviços hospitalares e pela instalação de estruturas de diagnóstico. “Na nossa região teve um crescimento no número de vagas, com a abertura do Hospital da Unimed e um Hospital Regional. E nos próximos anos, teremos um novo hospital no Bioparque, em Toledo, além da construção do futuro Centro de Diagnóstico municipal em Marechal, que devem ampliar o campo de atuação dos técnicos em radiologia”, afirma o instrutor.

Remuneração

A remuneração é definida pela lei que regulamenta a profissão. Luis Carlos explica que o salário do Técnico em Radiologia está previsto na Lei nº 7.394/85, que estabelece dois salários mínimos mais 40% de insalubridade sobre o salário base.

Como é a formação no Senac

A formação no Senac alia teoria, prática e metodologias de ensino voltadas para o desenvolvimento de competências profissionais. O curso aborda conteúdos como anatomia, física das radiações, proteção radiológica, posicionamento de pacientes, legislação, ética, atendimento humanizado, comunicação assertiva e práticas simuladas. Os alunos desenvolvem ainda um trabalho integrador, que reúne os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

As atividades práticas incluem laboratório de Radiologia, visitas técnicas e estágio supervisionado obrigatório de 400 horas. As experiências abrangem radiologia convencional em urgência e atendimento ambulatorial, centro cirúrgico, tomografia computadorizada, mamografia e densitometria óssea.

O instrutor explica que também é possível fazer estágio remunerado ou voluntário, desde que o estudante esteja acompanhado pelo técnico responsável pelo serviço e que normalmente os alunos conseguem estágio depois de um ano de curso.

Diploma e registro profissional

Ao concluir a formação, o aluno recebe o diploma de Técnico em Radiologia, que permite solicitar o registro profissional junto ao Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), que no máximo em 30 dias emite a identidade profissional. Caso haja comprovação de contratação, esse prazo reduz para 10 dias.

Desafios da profissão

A profissão ainda enfrenta desafios estruturais, como a prática de terceirização, em que o profissional é contratado como pessoa jurídica, sem seguir o piso da categoria e sem todos os direitos trabalhistas. Para o instrutor, esse é um equívoco que afeta oportunidades e remuneração. “Se essa prática não fosse permitida, haveria mais vagas formais e condições mais favoráveis para os profissionais”, ressalva.

Como orientação aos futuros técnicos, Luis Carlos reforça a importância da dedicação contínua. Ele afirma que a Radiologia é uma área de trabalho maravilhosa, que vem aumentando suas vagas com as novas tecnologias de diagnóstico por imagem, e destaca que as empresas exigem experiência e qualificação, por isso é necessário dedicar tempo diário para manter os estudos atualizados.

Inscrições abertas para a turma 2026 no Senac

O Senac Marechal Cândido Rondon está com inscrições abertura para a turma de Radiologia no período noturno, com início das aulas em 10 de março de 2026. A formação prepara o aluno para atuar em um mercado dinâmico, tecnológico e em expansão no oeste paranaense.

Mensalidades acessíveis e benefícios

O Senac oferece mensalidades acessíveis e condições especiais. Trabalhadores do comércio, alunos e ex-alunos têm 10% de desconto. Quem mantém as mensalidades em dia garante redução de 20%, e quem indicar um amigo que efetivar a matrícula recebe bônus de 30% na parcela seguinte.

 Serviço:

Curso: Técnico em Radiologia (período noturno)
Início das aulas: 10 de março de 2026
Local: Senac Marechal Cândido Rondon - Rua Santa Catarina, 5736, Vila Gaúcha
Contato e WhatsApp: (45) 3284-4200

Inscrições: www.pr.senac.br/tecnicos

 

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp