COTIDIANO

Decreto do bispo diocesano oficializa transferências de padres para 2026

Nomeados tomarão posse em fevereiro de 2026

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Paraná
transferências | 17/12/2025 08h20

O bispo diocesano de Toledo, Dom João Carlos Seneme, publicou na tarde desta terça-feira (16), o decreto que oficializa as transferências e nomeações do clero para o ano de 2026.

O documento estabelece mudanças que envolvem 10 paróquias da Diocese de Toledo, além do Seminário Maria Mãe da Igreja, e define a reorganização pastoral que passará a vigorar a partir do próximo ano.

De acordo com a Diocese, as transferências fazem parte do processo regular de organização pastoral e administrativa, ocorrendo de forma periódica para atender às necessidades das comunidades, ao planejamento evangelizador e ao melhor aproveitamento dos serviços sacerdotais.

As mudanças buscam garantir a continuidade do trabalho pastoral, fortalecer a presença da Igreja junto aos fiéis e favorecer a dinâmica missionária nas paróquias.

O decreto episcopal também estabelece que as posses dos padres nomeados ocorrerão no mês de fevereiro de 2026, permitindo um período de transição para que os presbíteros e as comunidades possam se preparar para as novas etapas do trabalho pastoral.

A Diocese destaca que o processo é conduzido com discernimento, diálogo e espírito de serviço, em sintonia com a missão da Igreja.

De acordo com o decreto publicado, o seminarista Matheus Thim vai atuar como colaborador nas paroquias Sagrado Coração de Jesus e Maria Mãe da Igreja, em Mal. Cândido Rondon.

Para a paróquia Santa Rosa de Lima em Nova Santa Rosa, foi designado o padre Jairo Itamar dos Santos.

 

 

Com informações de Diocese


Facebook WhatsApp