COTIDIANO
Divulgadas as candidatas à direção das escolas municipais de Quatro Pontes: campanha tem início oficial
A consulta à comunidade escolar acontecerá no dia 14 de novembro de 2025, das 7h às 17h, simultaneamente nas três instituições municipais
Quatro Pontes
educação |
21/10/2025 18h32
Na manhã desta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Quatro Pontes realizou uma reunião com os membros da pasta e da Comissão Central responsável pelo processo eleitoral para a escolha das diretoras das três instituições da Rede Municipal de Ensino. O encontro marcou o início oficial da campanha das candidatas aptas à consulta à comunidade escolar.
Durante a reunião, foram apresentados os documentos que regulamentam o processo: o Decreto Municipal nº 074/2025 e a Portaria nº 422/2025, que estabelecem as diretrizes da campanha e as etapas que antecedem a votação.
A consulta à comunidade escolar acontecerá no dia 14 de novembro de 2025, das 7h às 17h, simultaneamente nas três instituições municipais. A organização será coordenada pela SMED, pela Comissão Central e pelas Comissões Locais de cada escola.
Candidatas habilitadas
As candidatas passaram por um rigoroso processo de avaliação técnica, que considerou formação específica, experiência docente, tempo de serviço, além de Curso de Gestão Escolar, Prova de Gestão e Avaliação de Desempenho. Após a aprovação em todas as etapas, foram habilitadas a concorrer na consulta.
As candidatas são:
Escola Municipal Dona Leopoldina: Claudete Montipó;
CMEI Cantinho Feliz: Genir Terezinha Finkler Wammes;
CMEI Professora Clarica Maria Bremm: Rosane Hoffmann.
Apesar de concorrerem sozinhas em suas respectivas instituições, o Decreto nº 074/2025 determina que é necessário alcançar 50% + 1 dos votos válidos do total de votantes habilitados (entre pais, responsáveis e servidores) para a validação da escolha. Por isso, a participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo democrático.
Gestão democrática e valorização da educação
Além de fortalecer a gestão participativa, o processo eleitoral atende a uma das condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR) — mecanismo de complementação do Fundeb voltado às redes de ensino que demonstram avanços na gestão educacional, na aprendizagem e no atendimento à comunidade escolar.
A SMED reforça a importância do envolvimento de todos neste momento, que simboliza o fortalecimento da gestão democrática e o comprometimento de Quatro Pontes com uma educação pública de qualidade.
Com informações de Assessoria