COTIDIANO
Alerta: aumento de casos de doenças diarreicas em Quatro Pontes
Em casos de sintomas como sonolência, diminuição da urina, febre alta, diarreia com sangue ou muco, ou evacuações em número elevado, é fundamental procurar atendimento médico
Quatro Pontes
saúde |
23/09/2025 12h15
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, alerta a população sobre o aumento no número de casos de doenças diarreicas registrados no município desde a semana epidemiológica 37, iniciada em 07 de setembro.
Os quadros têm sido acompanhados pelas unidades de saúde (UBS e Centro de Saúde), que realizam monitoramento semanal para identificar possíveis focos de disseminação.
As doenças diarreicas representam maior risco em crianças pequenas, especialmente menores de um ano, e em pessoas idosas, devido à possibilidade de desidratação grave. Em casos de sintomas como sonolência, diminuição da urina, febre alta, diarreia com sangue ou muco, ou evacuações em número elevado, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Medidas de prevenção
A população deve adotar cuidados simples e eficazes para reduzir os riscos de contaminação:
Lavar bem as mãos com água e sabão, especialmente antes de preparar ou consumir alimentos, após usar o banheiro e após contato com pessoas doentes;
Higienizar frutas e hortaliças em água corrente, retirar partes danificadas e deixá-las de molho em solução clorada conforme a orientação do rótulo da água sanitária (sem alvejante ou perfume);
Evitar o consumo de alimentos de procedência duvidosa ou preparados em locais sem boas condições de higiene;
Manter atenção especial em ambientes coletivos, como escolas, CMEIs e atividades com idosos, reforçando a higienização e o isolamento de casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção é a forma mais eficaz de reduzir a disseminação das doenças e orienta que toda a população redobre os cuidados com higiene pessoal e alimentar neste período.
Com informações de Assessoria