COTIDIANO
Visitantes inusitadas são flagradas em Entre Rios do Oeste
As emas passeavam pelas ruas aparentado estar ‘perdidas’
Entre Rios do Oeste
mundo animal |
10/09/2025 17h00
Um internauta do AquiAgora.net registrou uma imagem inusitada, na manhã desta quarta-feira (10), em Entre Rios do Oeste, o passeio de duas emas. A ave ema não é comum nesta região.
A duas emas caminhavam por diversas ruas de Entre Rios do Oeste aparentando estarem perdidas. O registro delas, pelo internauta do AquiAgora.net, foi feito no centro da cidade, na Rua Demétrio Ribeiro.
Ave ema
A ave ema é a maior espécie de ave existente no Brasil. Essa ave é encontrada principalmente nos estados do Mato Grosso, Tocantins e na Bahia. Isso porque o habitat natural dessa ave são campos naturais, cerrados e áreas agropecuárias, principalmente onde há o cultivo de soja. Mas, além disso, ela também pode ser encontrada em grande parte da América do Sul, como na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
A ema é uma ave de grande porte, podendo alcançar até 2 metros de comprimento e 1 metro e meio de envergadura. Seu peso varia entre 25 a 35 quilos.
Além disso, essa ave tem três dedos grandes em cada pata, e é isso que sustenta seu corpo. A ema também possui um pescoço e canelas muito compridos. Outra característica dessa ave é que ela não tem cauda e sua plumagem é pardo-acinzentada.
Você também pode distinguir o sexo desses animais. Isso porque os machos se diferenciam das fêmeas por terem a cabeça mais fina, o pescoço mais grosso e ainda pela cor da região anterior do peito e o pescoço, que são pretos.
Apesar das grandes asas, as emas são pássaros que não voam. Contudo, elas utilizam as asas para se equilibrar e mudar de direção enquanto estão correndo.