COTIDIANO
Paraná recebe previsão de chuvas e tempestades
Segunda semana de setembro deve começar com o tempo instável, de acordo com o Simepar
Paraná
tempo |
08/09/2025 12h19
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou previsão de chuvas e tempestades para esta segunda semana de setembro, no estado.
De acordo com o órgão, a instabilidade vai iniciar pelo sul do Paraná, principalmente nas cidades mais próximas a Santa Catarina, ainda na segunda-feira (8), e na terça (9) vai se espalhar para todo o território paranaense.
Neste domingo (7), chuviscos já vêm sendo registrados na Serra do Mar e no litoral ao longo do dia. Devido a sistemas que avançam da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil, ainda são esperadas pancadas de chuva com trovoadas no oeste, sudoeste e centro-sul paranaense entre a tarde e a noite.
O Simepar ressalta que as instabilidades vão continuar atuando de forma isolada na metade sul paranaense na segunda-feira (8).
"As temperaturas sobem rapidamente no noroeste, norte e parte do oeste do Paraná, podendo chegar aos 35ºC. O processo de formação de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul deve trazer instabilidades organizadas sobre porções ao sul e oeste do Paraná até o final do dia, com temporais, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. Na faixa leste, a circulação marítima ainda favorece chuviscos intercalados com Sol", aponta.
O órgão também prevê que as chuvas vão se deslocar rapidamente sobre o estado ao longo da madrugada de terça-feira (9), com rajadas de vento moderadas e fortes.
Segundo os meteorologistas, o ar frio que se projeta sobre o estado, na retaguarda da frente fria, é de menor intensidade; portanto, deve se perceber um alívio nas temperaturas pela manhã. No entanto, durante a tarde as marcas se elevam nos termômetros em todo o estado.
"O cenário muito semelhante é esperado para a quarta-feira (10). Na quinta (11), uma nova frente se desloca pelo oceano e traz reforço do ar frio no estado, com leve redução nas mínimas e máximas em todas as regiões. De sexta (12) até segunda-feira (15), a pista de ventos formada entre um sistema de alta pressão e um ciclone em alto mar favorece incursão de umidade no estado, o que traz aumento de nuvens e ocorrências de chuvas de fraca a moderada intensidade, em especial na faixa leste", detalha o Simepar.
Até a publicação desta reportagem, nenhum alerta de tempestades havia emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao Paraná.
Com informações de G1 Paraná