POLÍTICA

Legislativo aprova alteração no Plano Diretor para projeto que prevê construção de quase 700 casas

Mudança na lei vai permitir criação de 672 lotes residenciais na região do Primavera

Mal. Cândido Rondon
legislativo | 05/08/2025 12h02

(Foto: Divulgação )

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (04), em primeiro turno e por maioria de votos, os Projetos de Leis Complementares 2 e 3/2025, do Poder Executivo Municipal.

As matérias, que deverão passar por mais uma votação para ser aprovada em definitivo, alteram o Plano Diretor de modo a permitir a implantação de projeto habitacional com a criação de 672 lotes residenciais e outros cinco de utilidade pública, em região próxima ao bairro Jardim Primavera.

O empreendimento é de iniciativa da AVIV Construtora e Incorporadora, e abrange área de 218 mil m². As residências terão cerca de 58 m², com valor estimado para lote mais construção de R$ 180 mil, elegíveis para financiamento por meio dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Fácil”.

Conforme destacou o prefeito Adriano Backes, as alterações previstas nos projetos de leis complementares foram avaliadas pela administração rondonense, pelo Conselho Municipal do Plano Diretor, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e por audiência pública, tendo pareceres favoráveis.

Na votação de ontem, 11 vereadores foram a favor da matéria e defenderam a importância do projeto habitacional. Inclusive, o vereador presidente Valdir Sachser, que somente votaria em caso de empate, defendeu o que ele chamou de “um dos grandes projetos que estão vindo para Marechal Rondon”.

O vereador Fernando Nègre absteve-se da primeira votação. Embora tenha dito reconhecer a importância da iniciativa, ele justificou o posicionamento afirmando ter preocupação com as estruturas públicas, como de mobilidade urbana, que deverão ser criadas para compensar o adensamento populacional naquela região da cidade.

Fernando Négre apresentou requerimento verbal para que a Mesa Diretora convoque o Executivo Municipal para reunião ainda esta semana para tirar dúvidas dos vereadores sobre as ações previstas pela Prefeitura.

Em resposta, Valdir Sachser afirmou que a Câmara de Vereadores irá agendar o encontro entre os dois Poderes para os esclarecimentos finais.

Com informações de Câmara de Vereadores


Facebook WhatsApp