ESPORTES

A batalha de Wimbledon em 2008

A final entre Rafael Nadal e Roger Federer é lembrada como um dos confrontos mais épicos do esporte; relembre como foi a vitória do espanhol

Geral
tênis | 28/07/2025 13h15

(Foto: Shep McAllister na Unsplash )

A final de Wimbledon 2008: Nadal x Federer em uma batalha histórica

A final de Wimbledon de 2008, entre Rafael Nadal e Roger Federer, é lembrada como um dos confrontos mais épicos do esporte. Essa batalha é conhecida por representar bem o espírito competitivo do tênis.

Não por acaso, grandes rivalidades do tênis são acompanhadas de perto na KTO Apostas, que sempre destaca confrontos desse nível. Pratique o jogo seguro.

Roger Federer vinha de um pentacampeonato seguido em Wimbledon, inclusive, em 2006 e 2007 levou a melhor sobre Rafael Nadal. Portanto, era o terceiro duelo seguido entre as lendas, mas dessa vez quem levou a melhor foi o espanhol.

Durante o confronto, o suíço chegou a 89 winners contra 60 do espanhol, além de errar 52 vezes contra 27 de Nadal. A chuva também marcou presença com atrasos e interrupções, situação que acabou colaborando para a dramatização de uma partida épica.

Como foi o confronto?

A final de Wimbledon de 2008 é considerada por muitos como o melhor jogo da história. Foram 4h48min de muita emoção, acabando com a sequência de Federer e coroando o primeiro título de Nadal no torneio.

Após ter o início atrasado em 35 minutos por conta da chuva, o duelo começou equilibrado, mas com o espanhol abrindo vantagem com duplos 6/4. Precisando correr atrás, Federer liderava o terceiro set por 5/4, mas o jogo foi interrompido por uma nova chuva.

Retornando, o terceiro set foi parar no tie-break, com triunfo do suíço por 7 a 5. O quarto set ficou marcado por não contar com quebras e, com isso, novamente foi para o tie-break. Nadal teve a chance de fechar com dois match points, mas Roger Federer buscou e levou a melhor por 10 a 8.

A chuva voltou a cair e o jogo foi mais uma vez interrompido, com os atletas ficando cerca de 30 minutos nos vestiários. Na volta, o duelo foi para o último set em ritmo intenso, como todo o confronto.

Roger Federer chegou a ficar a dois pontos da vitória em duas oportunidades, mas Nadal buscou e fechou o set em 9 a 7, vencendo o duelo por 3 a 2 e conquistando o título.

Rafael Nadal falou sobre o confronto

Em entrevista exclusiva à ESPN argentina, Rafael Nadal relembrou como foi o confronto diante de Roger Federer em Wimbledon. O espanhol fez questão de destacar que estava mordido pela derrota em 2007, mas que encarou 2008 como uma oportunidade.

"Em 2006 não me afetou muito porque chegar na final já era um resultado magnífico, mas em 2007 me doeu muito e 2008 era uma outra grande oportunidade", disse Nadal, ao ex-tenista José Luis Clerc.

O espanhol também revelou que 2008 foi a final mais nervosa de toda a sua carreira, muito pelo passado recente, no mesmo local e diante do mesmo adversário.

"Foi a final mais nervosa da minha carreira. Só tinha ganhado Slams no saibro até então, ganhar Wimbledon era uma motivação e sonho muito grande, perdi as finais em 2006 e 2007”, completou Nadal, que ainda afirmou que estava diante do melhor jogador da história.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp