COTIDIANO
Peça teatral dirigida por professor da Escola Municipal de Artes é tema de análise em tese de doutorado
A tese intitulada “A escrita de si na construção da (des)dobra do texto e do corpo em El nombre, de Griselda Gambaro” foi defendida pela professora Cássia Peres Martins, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá
Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Paraná
cultura |
08/07/2025 10h09
No último dia 24 de junho, a tese intitulada “A escrita de si na construção da (des)dobra do texto e do corpo em El nombre, de Griselda Gambaro” foi defendida pela professora Cássia Peres Martins, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá – UEM. A tese, escrita sob a orientação da professora Dra. Roselene de Fátima Coito, na área dos estudos linguísticos, se dedica a analisar a montagem da peça teatral El nombre, dirigida pelo professor Paulo Alexandre, na qual Cássia Peres Martins, que também frequentou as aulas de teatro da Escola Municipal de Artes, atua como atriz.
A tese, que é desenvolvida de modo interdisciplinar, se torna de grande relevância não só para os estudos linguísticos, como também para os estudos literários e das artes cênicas. Cumpre o importante papel de divulgar e discutir a obra da dramaturga argentina Griselda Gambaro, nome de destaque da literatura latino-americana, bem como refletir sobre o modo que sua obra pode ser interpretada nos palcos brasileiros, além de colocar em destaque o potencial artístico do oeste paranaense.
O diretor do espetáculo Paulo Alexandre Laskoski, idealizador da Pictória Cia de Teatro, também ministra as aulas de teatro na Escola Municipal de Artes de Marechal Cândido Rondon.
No dia 25 de junho, a peça El nombre, foi encenada no palco do Teatro Universitário de Maringá, o TUM, em atividade de extensão promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM – PLE, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Leitura, Análise do Discurso e Imagens - GPLEIADI e a Pictória Cia de teatro. Após a apresentação da peça, houve um bate papo entre o diretor Paulo Alexandre, a atriz e pesquisadora Cássia Peres e os estudantes de graduação dos cursos de letras e artes cênicas da UEM.
Com informações de Assessoria