COTIDIANO

Secretaria de Saúde rondonense intensifica vacinação contra sarampo

A dose de intensificação é voltada exclusivamente às crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, os demais públicos devem apenas regularizar sua situação vacinal

Mal. Cândido Rondon
vacinas | 30/06/2025 11h28

(Foto: Divulgação )

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a aplicação da “dose zero” da vacina contra o sarampo, utilizando a vacina dupla viral ou tríplice viral, conforme a idade da criança. A recomendação é destinada a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que a “dose zero” não substitui e não será contabilizada no Calendário Nacional de Vacinação da criança. Portanto, além dessa dose preventiva, é fundamental seguir o esquema vacinal oficial: aos 12 meses deve ser aplicada a primeira dose da vacina tríplice viral (D1); e aos 15 meses, a segunda dose (D2), com a vacina tetra viral ou a combinação tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Para a população em geral, a recomendação é que procure as unidades de saúde e verifique se o cartão vacinal está em dia. No caso dos adultos, pessoas de até 29 anos devem ter duas doses da vacina comprovadas para serem consideradas vacinadas; de 30 a 59 anos, é necessária uma dose registrada; e os trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem ter duas doses da vacina tríplice viral.

Ressalta-se que a dose de intensificação é voltada exclusivamente às crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, sendo que os demais públicos devem apenas regularizar sua situação vacinal, caso haja necessidade. Em caso de dúvidas, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima para orientações.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp