COTIDIANO

Público-alvo mudou: vacinação contra a gripe neste sábado será para todas as pessoas a partir de seis meses

Na sede, o atendimento será neste sábado, das 8h às 15h, e, no interior, das 8h às 12h

Mal. Cândido Rondon
vacinação contra a gripe | 08/05/2025 14h37

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon recebeu uma nova recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), na qual consta que o público-alvo para o Dia “D” de vacinação, neste sábado (10), foi ampliado. Agora, todas as pessoas com idade a partir de seis meses podem se imunizar. A ampliação do público-alvo tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra a doença.

Na sede, o atendimento será neste sábado, das 8h às 15h, e, no interior, das 8h às 12h. Nas unidades de saúde de São Roque e Bom Jardim não haverá vacinação. Os moradores dessas localidades devem procurar a sala de vacinação mais próxima para receber a imunização.

Neste ano, a vacina contra a influenza foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação de forma permanente, diferentemente dos anos anteriores. Com essa mudança, a imunização será realizada ao longo de todo o ano, e não apenas durante campanhas sazonais.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas em 2025 contêm três cepas do vírus combinadas: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria).

A campanha tem como objetivo minimizar a carga viral e prevenir complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e evitando a sobrecarga dos serviços de saúde. A meta é atingir, no mínimo, 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde orienta que a população procure a unidade básica de saúde munida do cartão vacinal e de um documento com CPF ou cartão SUS.

 

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp