POLICIAL

Inscrições seguem abertas para concurso da PM e dos Bombeiros do Paraná

As vagas estão distribuídas entre Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa

Mal. Cândido Rondon, Paraná
inscrições abertas | 06/05/2025 07h55

Seguem abertas as inscrições para o concurso público que vai contratar 2 mil soldados para a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

O prazo vai até o dia 13 de maio e os editais podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e têm como objetivo reforçar o efetivo das corporações em todas as regiões do Estado. Além das vagas imediatas, o concurso também prevê formação de cadastro de reserva, cuja convocação dependerá da necessidade da Administração Pública.

A taxa de inscrição é de R$ 130, mas candidatos que se enquadram em critérios sociais e outras condições podem solicitar isenção até o dia 16 de abril.

Para participar, é necessário ter curso superior completo em qualquer área - esse é o primeiro concurso com essa exigência, conforme a Lei Estadual 21.828/2023. Também é preciso ter no máximo 30 anos de idade e possuir CNH ou Permissão para Dirigir na categoria B. No ato da inscrição, o candidato deve declarar estar em dia com as obrigações eleitorais.

As vagas estão distribuídas entre cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há ainda reserva de 201 vagas para candidatos afrodescendentes na PMPR e de 60 para o CBMPR.

A primeira fase do concurso, com provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada no dia 29 de junho. As avaliações ocorrerão em 12 cidades: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

 Os aprovados seguirão para as próximas etapas: teste de capacidade física, avaliação psicológica, exame de sanidade física e, por fim, investigação social conduzida pela corporação à qual o candidato estiver vinculado.

 

Com informações de CATVE


Facebook WhatsApp