POLICIAL
Motorista é preso com carga irregular de madeira em Toledo
Prisão aconteceu na noite de quarta-feira (23)
Paraná
crime |
24/04/2025 14h54
Um homem foi preso na noite de quarta-feira (23), por suspeita de crime ambiental e falsidade ideológica em Toledo. O flagrante ocorreu por volta das 20h, na Rua Luiz Dalcanale Filho, no Jardim Panorama.
Durante patrulhamento ostensivo preventivo, uma equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) avistou um caminhão estacionado em frente a uma residência e decidiu realizar abordagem para fiscalização. O motorista demonstrou nervosismo e apresentou respostas contraditórias, afirmando inicialmente que a carreta estava vazia.
Na vistoria do veículo, foram encontrados grandes discos de madeira bruta, semelhantes a cortes transversais de troncos de árvores de grande porte. Questionado, o condutor apresentou uma nota fiscal eletrônica, emitida em 22 de abril, que descrevia a carga como “reaproveitamento de madeira”, totalizando 240 unidades e valor declarado de R$ 9.998,40.
No entanto, os policiais constataram que a carga transportada não condizia com a descrição do documento. A madeira, em estado bruto, não se enquadra na classificação de reaproveitamento, o que configurou possível falsidade ideológica, conforme o Artigo de Nº 299 do Código Penal, por uso de declaração materialmente falsa.
Diante dos fatos, o motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Toledo. Também foram apresentados o veículo, a nota fiscal, registro fotográfico da carga e o material apreendido para a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Com informações de Toledo News