COTIDIANO

Comitiva rondonense visita presídio em Guaíra e busca pleitear nova cadeia para Marechal Rondon

O projeto visa construir uma nova cadeia pública fora do centro da cidade, a atual está na Av. Rio Grande do Sul e tem estrutura precária

Mal. Cândido Rondon, Paraná
Segurança pública | 25/04/2024 08h52

(Foto: Reprodução Rádio Difusora )

Uma comitiva de Marechal Cândido Rondon visitou na quarta-feira (24) o presídio na cidade de Guaíra/PR.

A visitação foi articulada pelo promotor criminal do poder judiciário local, Caio Santana Di Rienzo, e contou com a presença de representantes do Conselho da Comunidade, do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, vereadores, empresários e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, os rondonenses foram recepcionados pelo diretor do presídio, agente penal Medeiros, e realizaram uma vistoria técnica em toda a estrutura.

Inaugurada em julho de 2022, a obra começou a ser construída no ano de 2018. Contou com parcerias dos governos estadual e federal, e investimentos do próprio município de Guaíra.

Num primeiro momento, era para ser uma cadeia pública, contudo, com as adaptações que foram e são realizadas ao longo do tempo, a estrutura recebeu porte e status de presídio.

A gestão é do governo do Estado, através do DEPPEN – Departamento de Polícia Penal do Paraná.

A estrutura tem capacidade para cerca de 800 presos, e hoje, está 100% ocupada.

A visita da comitiva rondonense, foi para conhecer detalhes e necessidades que foram ajustadas ao longo dos anos, para buscar a realização de um projeto semelhante para o município.

Acontece que por décadas, Marechal Rondon tem uma cadeia pequena, com estrutura precária, apesar das muitas reformas que já recebeu. A estrutura está bem no centro da cidade, na Avenida Rio Grande do Sul.

O projeto encabeçado pelos participantes da comitiva, que representam várias esferas e poderes, é para pleitear a construção de uma nova cadeia pública para Marechal Rondon, tirando ela do centro da cidade.

Com informações de Rádio Difusora


Facebook WhatsApp