COTIDIANO

Curso de Agronomia da Faculdade Isepe Rondon é focado na prática

O curso está sempre buscando formar, com excelência, cada futuro profissional para o mercado de trabalho

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado
agronomia | 15/04/2024 17h39

(Foto: Divulgação )

Buscando formar profissionais preparados para exercer sua profissão com excelência, o curso de Agronomia da Faculdade Isepe Rondon auxilia no desenvolvimento do conhecimento através da pratica profissional, com o intuito de desenvolver o pensamento crítico, o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas, comunicação e tomada de ação de forma assertiva e precisa.

Afinal essas são qualidades que todas as empresas buscam em profissionais no mercado de trabalho. E para que seja possível construir o perfil de um agrônomo disputado ao concluir o curso o corpo docente de agronomia está focado, além de proporcionar o conhecimento teórico, aliando com a pratica profissional, combinando com o desenvolvimento de “soft skills” (desenvolvimento da personalidade).

Desta forma, se preza pela realização de aulas práticas desde o primeiro semestre, nas disciplinas introdutórias do vasto campo da Agronomia. Exemplo disso são as aulas práticas realizadas na disciplina de Gênese, Morfologia e Classificação de Solos, inserida na grade do 1º ano do curso. Nestas, os alunos têm contato com os minerais, componentes básicos que formam as rochas, as quais, após o processo de intemperismo, forma os nossos solos. Desta maneira eles podem observar como estas substâncias impactam diretamente nas características visuais, físicas, químicas e biológicas do solo já formado. Por conseguinte, esta prática inicial facilita a compreensão dos diferentes tipos de solo existentes, bem como na montagem de perfis de solo, que corresponde a outra prática realizada durante a disciplina.

Já na introdução a agronomia que é a disciplina onde os alunos são desafiados a desenvolver um projeto e realizar a apresentação dos resultados obtidos no dia de campo de inverno da Copagril.

Outro exemplo importante de atividades práticas desenvolvida para facilitar o entendimento do conteúdo ocorre em Biologia Agronômica, disciplina destinada ao estudo das células e suas organelas, pelo fato do seu tamanho microscópio, a realização de práticas é provocar os alunos a realizar preparos de lâminas microscópicas, observando e representando estruturas celulares, auxilia a sanar duvidas e aguçar a curiosidade de cada aluno.

Em disciplinas como Botânica, estudo de morfologia e fisiologia de plantas, realiza-se atividades práticas para identificação de órgãos vegetais, como raízes, caules, folhas, flores e frutos, além de suas origens, desenvolvimento e perspectiveis funções. Importante atividade para demonstrar a importância de cada tecido vegetal para uma planta, além de melhorar a qualidade das aulas e maximizar o aprendizado por parte dos alunos.

Assim como e Fitopatologia e o estudo de doenças de plantas, a realização de práticas para observação de estruturas de microrganismos que causam doenças em plantas, bem como suas respectivas importâncias para a agricultura, buscando o melhor momento de controle de cada patógeno, com o intuito de maximizar a produção agrícola e proporcionar o maior lucro aos produtores.

O curso está sempre buscando aflorar e desenvolver as características para formar com excelência de cada futuro profissional para o mercado de trabalho, visando sempre atender a sociedade de forma sustentável, ética e responsável.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp