COTIDIANO

Familiares de Rosane Gonçalves da Silva criam vaquinha em prol do tratamento médico dela

Rosane foi diagnosticada melanoma metastático que já atingiu vários órgãos, o tratamento é de alto custo

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Paraná, Geral
solidariedade | 12/03/2024 11h39

Rosane foi diagnosticada melanoma metastático que já atingiu vários órgãos, o tratamento é de alto custo (Foto: Rosane Gonçalves da Silva )

A família de Rosane Gonçalves da Silva entrou em contato com a equipe do AquiAgora.net para divulgação de uma “Vakinha” on-line em prol dela. Rosane foi diagnosticada com câncer há quase 1 ano, e devido a gravidade da doença, precisa de um medicamento de alto custo.

Em abril de 2023 em uma consulta ao dermatologista, Rosane foi diagnosticada com um câncer de pele na região da têmpora chamado Melanoma, realizou cirurgia e dias depois no Hospital Uopeccan em Cascavel descobriu vários linfonodos na região da face e teve que realizar uma nova cirurgia, ela perdeu o movimento do lado esquerdo do rosto e um pouco do movimento do ombro, porque a doença atingiu os nervos da região.

A partir daí buscou tratamento em Londrina, e desde então exames apontaram novas lesões nos ossos e no crânio. Oncologistas chegaram à conclusão que seria necessário cirurgia urgente, pois tratamentos de quimioterapia ou radioterapia não seriam eficazes.

Em hospital de Curitiba, novos exames mostraram mais lesões no pescoço, axila, coluna vertebral, plaquetas baixas, e a lesão do crânio estava progredindo muito rápido.

Foram meses de tratamentos, e em fevereiro deste ano, em consulta no pronto atendimento da Uopeccan, ela ficou internada pela baixa nas plaquetas e foi diagnosticada com trombose e embolia pulmonar.

Atualmente, os médicos diagnosticaram que doença progrediu e está entre os órgãos como pulmão, intestino, fígado, baço e ossos, se tratando de um melanoma com metástase.

Segundo a filha, a única opção da família é tentar “segurar” o avanço da doença, mas é um tratamento que o SUS não disponibiliza. De forma particular, o tratamento é de alto custo e se chama PEMBROLIZUMABE, ela precisa de um ciclo a cada 21 dias e uma ampola custa em média R$ 25 mil reais.

A família busca por vias jurídicas receber do governo esse tratamento, mas devido a burocracia e o tempo de espera, criaram uma Vakinha On-line para dar início ao tratamento. Para comprar pelo menos 2 ciclos do medicamento o custo de R$ 60 mil reais.

Para aqueles que puderem contribuir, segue a chave da Vakinha para doações: https://www.vakinha.com.br/4546734. Qualquer ajuda é muito bem-vinda!


Facebook WhatsApp